É uma pergunta que temos nos feito repetidamente. Estas são as razōes da Shimano…
Normalmente estamos predispostos a assumir que rolamentos selados são a melhor opção para qualquer articulação ou mecanismo que gire em nossas bicicletas, por sua robustez, porque não ficam com folgas e não necessitam ajuste…, e por isso mesmo muitas vezes nos perguntamos como é possível que a marca líder na bicicleta, a que mais trouxe tecnologia à esta indústria, continue insistindo em utilizar rolamentos convencionais, de esferas e cones ajustáveis, em todos os seus cubos.
A Shimano tem sua explicação: não faz isso não porque não queira pesquisar, nem por conservadorismo, comportamentos que não são, como já sabemos, próprios da marca nipônica. A razão está na relação de forças que intervêm em um cubo. As esferas ou rolamentos são submetidos a grandes forças, são intermediários entre nós e nossa bicicleta e o chão que pisamos (pense bem, todo nosso peso passa por essas pequenas peças giratórias). A Shimano afirma que as forças que intervêm nas esferas ou rolamentos são oblíquas, têm certo grau de inclinação devido à combinação das forças verticais e laterais que intervêm nas rodas. Não são, portanto, forças completamente verticais, e por isso as esferas e cones, tal como ilustramos na imagem 2, distribuem mais adequadamente as forças que um rolamento selado convencional, que tem uma distribuição ideal no plano vertical.
Deste modo a Shimano afirma que o sistema clássico de cones e esferas tem mais durabilidade e necessita menor manutenção. Essa é a explicação da Shimano.
Olá, gostaria de saber onde você pegou essa informação. Então a Shimano utiliza esferas soltas, não entre aneis??
Olá,a Shimano utiliza esferas soltas, e não rolamentos selados como alguns outros fabricantes, como você poderia observar desmontando qualquer cubo da marca. A explicação para isso é dada pela própria Shimano em seus seminários técnicos. Como já sabemos, tecnologia não falta para a Shimano, que sempre foi uma das maiores inovadoras em componentes para bicicletas. Realmente consideram que isso dá maior durabilidade e qualidade a seus produtos.
Na boa pessoal precisa d muito mais manutencao e d muito problema ainda mais na roda trazeira sint muito lider d mercado ou nao fizerao merda e continuao fazendo
Eu mesmo tinha muito preconceito com cubos de rolamentos, agora eu vejo que são melhores que o de esferas soltas.
Sobre o grau de inclinação da roda,… Pelo amor heim, ninguém anda por aí o tempo todo de lado na bicicleta, isso é raramente numa curva.
Essa força inclinada diz respeito a compressão causada pelo garfo ou pelo quadro quando a roda é apertada. O vetor fica diagonal porque você tem a força vertical do peso da bicicleta e do ciclista mais a horizontal que essa que eu acabei mencionar. somando a duas a força fica na diagonal.
Olá, achei bem interessante o motivo de não usar rolamentos que suportam força radial, faz sentido. Gostaria de deixar uma sugestão.
Sou mecânico de manutenção de máquinas para fabricação de munições e utilizo vários tipos de rolamentos.
Minha sugestão é que utilizem rolamentos de contato angular, são ótimos para essa situação.
Agora sim entendi o motivo!!!
mesmo assim poderia deixar a opção para o consumidor, pois rolamentos giram mais suaves.
Rolamentos deixa a bike mais leve gira melhor e zero manutenção estorou lixo e trocar e esfera dão mais folgas requer mais manutenção, já usei cubos de esferas hoje só rolamentos e sem contar rolamentos não precisa abrir e lubrificar.
Concordo só estou usando cassete de esfera porque rolimã é muito caro mas na roda da frente é rolimã e rolimã é muito melhor não requer manutenção estragou só trocar sem contar que a bike gira muito melhor e você pedala menos.
Se rolamentos não são bons segundo a Shimano, então explica prq motos, carros e etc usam rolamentos? Kkk amigos, na boa.. Shimano já deu…
Me perdoe a Shimano, mas sabemos que existem no mercado rolamentos projetados para receber forças oblíquas muitas centenas de vezes maiores do que estão sujeitos os cubos de uma bike.
seria mais simples se a shimano fizesse rolamentos melhores q a concorrencia, tais como os de ceramica q são simplismente PERFEITOS…
pouco se usa rodas shimanos, e a sram, tá acabando com a shimano…
daqui a pouco a shimano vai se retroceder só á pesca. novamente
Tá aí uma coisa que eu queria saber!
amo pedalar faz parte de minha vida
É simples é só a gente não comprar mais cubos Shimano, eles vão perceber que estão ficando para trás, as grandes marcas estrangeiras como Hope UK utiliza cubos com rolamentos e profile racing também. A própria marca Enduro, fabricante de rolamentos fazem rolamentos super fortes e duráveis.
essa explicaçao da chimano e infundada;antes meus cubos eu usava rolamentos com cones e eu vivia dando manutençao, especialmente depois de pedalar 11 ou doze quilometros ida e volta.resolvi entao colocar selados …maravilha , alem da facilidade de pedalar, meus cubos trazeiro e dianteiro nao fiz manutençao. ja faz 6 anos.so o meu central selado ja estou andando a quatro anos e nem folga surgiu.entao eu so posso dizer uma coisa …depois de usar rolamentos selados , voce nao vai mais querer saber de cones ajustaveis.
Olá boa noite vc poderia me informar quais rolamentos vc usou em sua bike.
Desde já agradeço
Os rolamentos são utilizados em equipamentos que exigem bem mais pressão e precisão do que cubos de bike
Os rolamentos das rodas dos carros suportam muito mais peso. a explicação pe que os ralamentos selados não dão manutenção e troca de esferas! kkkk
Muito sem argumento essa explicação do fabricante shimano; O mercado hoje quer coisa nova !!!
Rolamento selado e muito melhor ! Se fosse assim, as motos tbm usariam esferas soltas. No rolamento vc nao precisa regular nada, poe, da aperto e ja era.
Realmente não faz sentido, pois existem rolamentos que foram projetados para receber carga axial e radial, e porque o movimento central da chimano que recebe carga obliqua não usa a mesma tecnologia dos cubos? Acho que o que ocorre é o seguinte, como a manutenção apos um pedal na lama se faz necessário a limpeza e lubrificação, e muitas das vezes os ajustes mal feitos podem danificar os cubos, nesse caso vão vender mais peças ao contrario do rolamento que se for colocado um de primeira linha com vedação rs a manutenção sera baixíssima e mesmo se houver danos substituísse o rolamento o cubo fica intacto. Essa é a minha opinião
Para quem sabe fazer a manutenção da própria bike, com anos de experiência em diversos modelos, incluindo moto e carro, os rolamentos de esferas são muito mais baratos, de fácil limpeza e troca. Rolamento selado é para quem quer muita segurança e rigidez em decida de montanha com velocidade. Mas dou preferência para meter a mão na graxa com esferas. Comprei uma Caloi Elite 2.4 usada e já regulada, andei muito e ainda nem penso em abrir para troca da lubrificação. Tem cubos Shimano RM-35, não é muito diferente de outros modelos da marca, mas é garantia de longa vida.
mas essa tal força lateral so acontece no cubo de esfera pq a arruela e conica e faz força para dentro nao ?
Se realmente fosse verdade a Honda yamaha suzuki usariam nas motos de motocross!! se existir algo q sofra mais impacto com solo do que essas rodas e usam rolamentos!!!!!!!
A shimano não faz cubo rolamentado prq dessa forma ela venderia o cubo uma única vez para cada consumidor final…. E ele passaria apenas a trocar os rolamentos quando eles estourassem, ou seja a shimano não quer vender um cubo com durabilidade eterna
Com apenas 8 anos de experiencia, posso afirmar que a shimano está certa, Alem de melhor custo beneficio, as esferas, bacias e cônicos aguentam muito, é só voce colocar uma graxa azul que suporte calor superior a 200 graus Celsius e por volta de 2 mil Km pra gerar manutenção, ja cubos de Rolamento nao aguentam impacto e todos sabemos como nossas estradas, calçadas e ciclo faixas são perfeitos chão marte. cubos de rolamentos bons são os da Campanholo de cerâmica que deixa qualquer cubo no Chinelo porem nao podemos comparar as ruas da Itália com as do brasil CERTO? vendo isso temos de usar cubos que aguentam impactos co usam os Profissionais do Rampage (REDBULL). Tristeza pois cubos de esferas estão saindo do mercado.
não concordo com você hoje eu tenho uma híbrida uso rolamento nela e dura 2, 3 anos ou mais para eu trocar o rolamento o que faz o rolamento durar é quem está andando e não o a qualidade do rolamento.
Amigo, a minha experiencia rodo com os mesmos cubos de rolamento Rodam GTS a mais de 10 anos sem folga, manutenção ou nada. A mesma bicicleta faço pequenas trilhas, uso urbado diário com minha filha na garupa e ja fiz até uma pequena viagem de 300km com bagagem. Eu gostaria de colocar cubos shimano, mas só de pensar em voltar pra esfera ja desisto.
Ja para usos extremos não sei.
Com minha experiência própria de quem roda muito e até mesmo na chuva, a prática para mim é totalmente inversa a explicação (teoria), todos os cubos que usei esferados necessitaram de muito mais manutenção do que os rolamentados.
Os rolamentados são mais rígidos para os terrenos irregulares, mas dão muito mais fluidez à bike em estradões por exemplo.
Já os esferados deixam a bike mais macia (principlamente no caso das HT), mas perdem muito no quesito desenvoltura, além de que se pegarem chuva necessitam de manutenção quase imediata.
Eu nao entendi nada desta explicação da shimano , uma tecnologia antiga como rolamento com esferas e um coni ser melhor do que um rolamento convencional,entendi nada,a tsw tem cubos com 4 rolamentos trazeiros e 1 dianteiro,e digo pra qualquer um,que um cubo assim ganha de qualquer cubo shimano!!!!!
Sobre o rolamento do cubo não me importo se é cone de esfera solta ou não, mas bem que a shimano poderia utilizar rolamentos blindados em todos os seus freehubs por que eles dão muita folga e acabam falhando muito depois de um certo tempo de uso, é uma peça que não deveria apresentar folga, e a shimano peca e muito nessa peça tão importante.
Já andei com os dois tipos de cubos e posso afirmar por experiência própria que as rodas/cubos rolamentados são muito mais “soltas”, silenciosas e giram muito mais que os rodas/cubos esferados, além de dar muito menos trabalho em manutenção e custo de manutenção, pois as rodas esferadas pedem manutenção no máximo de 3 em 3 meses, isso se vc não andar na chuva, já as rolamentadas rodam por + de ano sem precisar abrir. A única coisa que vejo a favor das rodas esferadas, principalmente para quem anda de “hard tail” é que a bike fica mais macia, pois absorve melhor os impactos com o solo.
Concordo rolamento não dá folga fácil não requer muita manutenção é só colocar andar e pronto quando der defeito é só trocar colocar outro rolamento, esfera dá muita folga tem sempre que abrir para lubrificar eu prefiro os cubo de rolimã; apesar de Shimano se as melhores peças e as top eu prefiro cubo de rolimã.
Eu prefiro cubo de rolamento por cubo de esfera dá mais trabalho muita manutenção rolamento só colocar andar e pronto quando der defeito é só trocar a Shimano não faz cubo de rolamento porque eles sabem que o cubo vai durar muitos anos sem dar defeito, que cubo de esfera bem. Todo mundo sabe um colar de Bili é mais fácil estourar dar defeito que o rolamento selado.
A shimano não é clara em sua proposta. Primeiro por que cubos de esfera não dão tanta manutenção como o povo fala, a shimano usa uma graxa especial que é resistente a entrada de agua, eu tive um cubo RM70 que ficou comigo por quase 10 anos e nunca foi aberto, e olha que eu já peguei chuvas de atravessar enchente com agua batendo no pedivela. Quando resolvi doar a roda pra um amigo, abri os cubos pra ver se estava uma porcaria mesmo, e pra minha surpresa a graxa parecia como nova, não havia qualquer sinal de sujeira ou agua. Porem, na maioria dos casos quando a gente remonta o cubo, usa graxa padrão e acaba com o isolamento do cubo, ai vai dar manutenção de tempos em tempos mesmo. O ideal é só abrir o cubo quando notar algo estranho, como barulho de sujeira ou a roda agarrando. Outra questão é que o cubo deveria ser ajustado com uso de torquímetro, pra evitar que o excesso de aperto prejudique a rolagem, mas em todos esses anos só conheci uma bicicletaria que usa essa ferramenta, a esmagadora maioria deixa o mecânico apertar na mão. Com tanta coisa envolvida, a graxa, o aperto, além de outros problemas como as pistas que podem ficar gastas, acho um tiro no pé a shimano continuar usando esferas, você depende muito do mecânico pra acertar seu produto da forma certa. Mas como foi dito, tem muito marketing no meio, acho que financeiramente esse é o sistema mais rentável pra shimano.
Por outro lado, cubos de rolamento precisam de mais manutenção, algumas rodas vzan tem manutenção recomendada a cada mil kms. Mas a manutenção é muito simples, é só abrir os terminais, tirar tudo, limpar bem, passar um pouco de oleo lubrificante no freehub e montar de novo, qualquer pessoa faz isso em casa fácil. Eu não sei se os modelos mais caros da shimano tem uma rolagem melhor, é algo que eu gostaria de saber, porem os rolamentos tem mais rolagem, se vc usar modelos de primeira linha dificilmente vai ter problema, e a substituição é simples, logo a shimano acaba ficando um passo atrás.
Pra quem procura performance, os rolamentos são vantajosos, mas pra quem quer uma bike robusta pra enfrentar qualquer clima com mínimo de manutenção, o sistema shimano pode ser interessante.
A shimano esquece (ou se faz de tonta) de que todas as motos utilizam esse tipo de rolamento em suas rodas desde sempre.
Lendo a matéria e todos os comentários, já deu pra fazer a escolha, cubo de rolamentos com certeza!!!
Prefiro rolamento selado não requer muita manutenção fácil trocar além da bike fica mais leve e andar mais, não concordo com Shimano que usa esfera porque eles sabem que cubo de rolimã quase não requer manutenção demora anos para estragar.
a resposta para todos que estão aqui é bem simples. CUSTO!
existe um rolamento chamado “de contato angular” que é o mesmo utilizado em carros e motos.
mas alem de ter um custo beeem elevado, ele tem o mesmo custo de um rolamento radial (o comum) de ceramica!
exige montagem com equipamentos e técnica especificas como montagem a quente/frio e vem todo desmontado e sem graxa pra vc montar do zero.
então a shimano esta correta em utilizar esferas em todos os cubos pois evita muita dor de cabeça no quesito durabilidade e manutenção de seus cubos alem de manter um padrão base nos produtos.
um rolamento radial comum vai dar “menos” manutenção pro cara que quer usar e simplesmente trocar, mas reze para não travar no meio do pedal pq esse é o principal mal do rolamento comum vs esferas.
Na minha experiencia rodo com os mesmos cubos de rolamento Rodam GTS a mais de 10 anos sem folga, manutenção ou nada. A mesma bicicleta faço pequenas trilhas, uso urbado diário com minha filha na garupa e ja fiz até uma pequena viagem de 300km com bagagem. Eu gostaria de colocar cubos shimano, mas só de pensar em voltar pra esfera ja desisto.
Ja para usos extremos não sei.
A galera que diz dar manutenção direto nos rolamentos deve estar usando cubos antigos. A shimano usa uma graxa especial que repele agua, isso sela os cubos e eles quase não precisam de manutenção. Tive um cubo shimano de 2300 que rodou 20 mil kms sem nunca ser aberto, somente tirando a folga quando aparecia. Depois de muitos anos, resolvi abrir pra dar manutenção e pra minha surpresa a graxa estava intacta, perfeita, zero sujeira e em bom estado.
Porem existem 2 problemas nos cubos de esfera, primeiro é que as pistas gastam com o tempo, já vi alguns colegas que tiveram que trocar as pistas do cubo e se for um cubo de entrada muitas vezes o valor não compensa (no meu caso o cubo já está com a pista bem gasta, talvez também tenha que trocar daqui um tempo ou vou acabar pegando outro). Segundo que muitos mecânicos fazem manutenção no cubo e usam graxa comum, ai comprometem a vedação do cubo. Tomando os devidos cuidados, cubos de esfera são ótimos no quesito custo x beneficio.
Por outro lado, é inegável que um cubo de rolamento gira mais do que um de esferas. Se vc pegar um cubo de entrada shimano e comparar com outro barato de rolamento, o segundo sempre se sobressai, por isso na minha bike de competição eu uso rolamentos. Por outro lado, rolamentos de primeira linha não são baratos e se precisar trocar fica salgado. Só não sei dizer se os cubos de primeira linha da shimano são assim, talvez por usarem mais esferas num sistema mais robusto eles tenham uma rolagem melhor, porem nunca usei um cubo caro pra tirar a diferença, talvez nas linhas superiores a diferença seja ínfima.