Se você esteve em contato com as tendências do mercado, você já deve ter notado as bikes 29″ que saíram há alguns anos. As revistas estão escrevendo sobre elas cada vez mais, os fabricantes estão fazendo cada dia mais, e mesmo que ainda sejam minoria nas trilhas, as pessoas continuam comprando. Então, o que está acontecendo? Elas vieram para ficar?
A resposta vai depender de você e do tipo de pedalada que quer fazer.
Há certamente alguns benefícios para as rodas 29″ em relação ao padrão 26″, como menos fricção na rodagem, pedalada mais confortável, mais facilidade para superar obstáculos, e até mesmo melhor tração. Estes são alguns benefícios significativos que os designers de bicicletas estão sempre tentando alcançar.
Por outro lado, olhando para outras tendências da indústria, as rodas 29″ estão indo na direção oposta. Elas têm mais peso nas rodas, e consequentemente não são bicicletas mais leves, elas têm um centro de gravidade levemente maior, e desenvolver uma bicicleta de 29 polegadas com mais curso que XC pode trazer alguns problemas sérios.
Além disso, para aqueles que não são exatamente altos, as bikes 29″ podem requerer alguns sacrifícios como um stack (altura da caixa de direção em relação a caixa de centro) um pouco maior. Devido a isso, um quadro 26″ e um 29″ da mesma marca podem ser de tamanhos diferentes para a mesma pessoa. Marcelo Rocha explica essa diferença em um de seus artigos.
Um fato interessante que os defensores da tendência de 29 polegadas gostam de apontar é que o padrão de rodas 26″ começou de maneira meio que arbitrária. Isso é verdade. As rodas 26″ e pneus usados no início foram escolhidos simplesmente porque as bicicletas cruiser usavam, e parecia um tamanho conveniente para adultos naquela época. No entanto, usar isso como argumento a favor das rodas 29″ minimiza o fato de que aquelas rodas 26″ da época já eram daquele tamanho por boas razões.
Alguns argumentam que por causa das rodas maiores, não é necessário exigir muito da suspensão, mas isso só se aplica a determinadas circunstâncias, e apenas para um determinado nível.
Eu não penso que o debate sobre o tamanho da roda acabará tão cedo. Não há nenhuma razão para não haver espaço para ambas as bicicletas com rodas 26″ e 29″ no futuro.
O verdadeiro truque aqui é encontrar a bike ideal para você. Se ela tem rodas 29″, ótimo.
As bikes 29’ers estão melhorando a cada temporada, e é divertido ver as novas tendências.
apoiado…..
Eu amo minha bike 26″, o quadro tamanho 16, leve, valente, nas trilhas aumenta minha agilidade, ahhh! Nas subidas e só girar……quem deve gostar desse modismo são os vendedores. Tenho 1,56m de altura (baixinha) pra que bike 29″ ? ISSO E MODISMO.
Tres anos depois e pergunto onde estão as aro 26? e as 27,5?
Se vc tivesse 1,85 mudaria de ideia.
Pois eu tenho 1,50 de altura e uso uma VENZO Aro 29″ e não me arrependo…parece que vou voar rsrsrs
A bicicleta do meu irmão é 29″ aprendi a andar de bicicleta com ela, não me arrependo kkk é bem alta.
EU PEDALO UNS 28 ANOS, NESSE PERÍODO PEDIR UNS 30 KG, EU GOSTO DE GIRAR NO MÍNIMO 03 VEZES POR SEMANA, MINHA SAÚDE NOTA 10….