São cada vez mais numerosos os ciclistas que diariamente percorrem as ruas de nossas cidades como uma opção viável, econômica e saudável para chegar a seus destinos ou simplesmente passear. Para impulsionar este tipo de mobilidade, apresentamos este manual do ciclista urbano que permite a utilização da via pública de forma equitativa e a circulação segura e respeitosa de pedestres, ciclistas e automobilistas.

Lembre-se que utilizar a bicicleta não só contribui para o cuidado com o meio ambiente, já que é um elemento não contaminante, mas também contribui com os cuidados com sua própria saúde.

CICLISMO URBANO SEGURO

 

Circular de maneira visível e previsível, com segurança em cada movimento.

Contornar ou, se for necessário, parar antes de se juntar à circulação.

Nunca circular na contramão.

Respeitar os semáforos.

Ter especial atenção às entradas e saídas de estacionamentos.

Estar atento quando se aproximar de uma interseção.

Praticar e aprender por experiência própria para evitar futuros percalços.

Sinais básicos com as mãos

Sinal de giro à esquerda

Para sinalizar um giro à esquerda, estenda o braço esquerdo para esta direção. É importante que a palma da mão esteja estendida para baixo e, antes de sinalizar a manobra, verificar o trânsito e analisar se o giro à esquerda pode ser feito com segurança. Nos giros à esquerda em estradas de mão dupla fora de regiões centrais, o ciclista terá que situar-se na margem direita e esperar o momento em que o trânsito permitir o giro.

Sinal de giro à direita

Para sinalizar o giro à direita, dobre o braço esquerdo para cima, com o cotovelo situado à esquerda do corpo, e estendendo a palma. Assim como no giro à esquerda, é preciso observar primeiro o trânsito e comprovar se a manobra pode ser feita com segurança. Além disso, no giro à direita, o ciclista deverá colocar-se na margem direita da estrada.

Sinal de giro à direita alternativo

O sinal de giro à direita descrito no ponto anterior se baseia no sinal que devem fazer os motoristas quando não têm pisca-alerta, os quais devem manter a mão direita no volante para controlar o veículo. No entanto, os ciclistas podem levantar a mão direita do guidão com segurança. Por este motivo é totalmente válido sinalizar o giro à direita estendendo o braço direito com a palma da mão para baixo.

Sinal de freada ou parada

Para avisar de uma redução de velocidade ou uma parada quando nos deslocamos de bike,o ciclista pode sinalizar da mesma forma que nos outros veículos,  ou seja, estendendo o braço esquerdo com a palma estendida e fazendo movimentos rápidos curtos para cima e para baixo. Existe um outro gesto cada vez mais comum entre os ciclistas para sinalizar a redução de velocidade que é estendendo o braço esquerdo para baixo com a palma da mão estendida para trás. Ambas as formas são plenamente recomendáveis, já que podem ser vistas e compreendidas com facilidade.

Se você souber com o sinalizar as manobras na bike e fizer isso corretamente, poderá circular com um pouco mais de segurança, apesar de que nunca se pode baixar a guarda e é preciso estar sempre atento ao trânsito.

Onde e como circular pela cidade

Se existe uma via habilitada expressamente para a bicicleta, devemos circular por ela.

Quando formos em grupo, poderemos circular em fila dupla, no máximo.

Se o trânsito estiver complicado ou houver pouca visibilidade, por segurança circularemos em fila única.

PRIORIDADE DE PASSAGEM

Teremos prioridade de passagem com relação aos veículos de motor quando circulamos por uma ciclovia, por uma ciclofaixa ou pelo acostamento devidamente sinalizado.

Também teremos prioridade de passagem quando o veículo motorizado for girar, à direita ou à esquerda, para entrar em outra via e o ciclista estiver próximo, ou quando, circulando em grupo, o primeiro tiver iniciado o cruzamento ou tiver entrado em uma rótula.

CEDER A PASSAGEM

Devemos parar para as faixas para pedestres devidamente sinalizadas, para ceder a passagem aos pedestres. Também quando formos girar para entrar em outra via e houver pedestres cruzando, mesmo que não haja faixa para estes.

Ao nos aproximarmos de uma interseção ou cruzamento: a preferência de passagem se estabelecerá atendendo aos sinais que a regulam, assim poderemos encontrar:

Agentes: Um Agente com o braço levantado verticalmente obriga a parar todos os usuários da via que se aproximarem do agente. Um agente com o braço ou braço estendidos horizontalmente obriga a parar todos os usuários da via que se aproximarem do agente das direções qu ecortarem a indicada pelo braço oubraços estendidos, e qualquer que seja o sentido de seu caminho. Os sinais permanecem em vigor mesmo que ele baixe o braço ou os braços, sempre que não mudar de posição ou fizer outro sinal.

Semáforos: Se encontrar um semáforo em seu caminho, você deve respeitá-lo. A luz vermelha ou amarela não intermitente obriga a parar, a não ser que você esteja tão perto do lugar que não possa parar antes do semáforo de forma segura.

Sinais:

Ceda a passagem: Quando estivermos circulando e encontrarmos este sinal, devemos ceder a passagem aos veículos que circularem pela via à que nos aproximamos.

PARE: Quando encontrarmos este sinal temos que levar em consideração que é obrigatório parar na próxima linha de detenção. Se esta não existir, antes da interseção. Você sempre deve parar, mesmo que acredite que não estão vindo veículos.

Você pode ver nosso vídeo no YouTube onde explicamos o manual do ciclista: