Essa sempre foi uma discussão controversa. Qual a melhor liga de alumínio para um quadro de bicicletas? Sabemos que as mais importantes são duas, a 6061 e a 7005, que abrangem cerca de 85% do mercado de bicicletas.
Em primeiro lugar é bom salientar que a diferença mais importante entre as séries são os componentes com os quais se liga o alumínio. Cada série utiliza um elemento diferente. Por exemplo, o 7005 utiliza o Zinco. Dependendo do elemento utilizado na liga o metal terá características diferentes.
Também é importante destacar que a qualidade de um quadro não depende exclusivamente da série utilizada em seus tubos (7005 ou 6061), mas também de muitos outros tratamentos que podem ser feitos neles. Podemos citar como exemplo o biconificado das series 7000 ou o tratamento T6 das 6000, usinados, etc. Aqui é onde as marcas mais se diferenciam.
Mas vamos ao que interessa: Qual é melhor?
Atualmente nem os fabricantes estão de acordo sobre qual série é mais indicada para um quadro de bicicleta. O próprio mercado exerce influência: quando
Em geral o alumínio da série 7005 é mais fácil de se tratar e de fabricar. Em todos os aspectos, hidroformados, conificados, tratamentos térmicos, etc. há muitas bicicletas de 6061, o 7005 é mais exclusivo. E atualmente é o contrário.
É significativamente mais flexível que o 6061, o que o torna muito adequado para alguns tipos de bicicletas. Como aspecto negativo, ao ser mais elástico, sofre mais fadiga.
Muito se diz sobre o alumínio 7005 ser mais forte que o 6061. Na prática não é realmente assim. O que ocorre é que o 6061 necessita mais tratamentos para se igualar ao 7005. Se não recebe todos os tratamentos que necessita, obviamente terá sua qualidade reduzida.
O alumínio 6061, se for fabricado corretamente, é mais duro e resistente (são conceitos diferentes) que o 7005, mas não é tão flexível e pode chegar a ser um pouco mais pesado que o 7005. Portanto, se você comparar, no caso de um quadro 6061 que pesa o mesmo que um 7005 com os mesmos reforços, provavelmente o 6061 é melhor. Vale salientar também que a qualidade de um quadro se mede, além do dito anteriormente sobre os tubos, pelas soldagens, e também é fácil de identificar quando estão muito refinadas e quando não.
Outro dado: o peso específico de ambas séries é praticamente o mesmo, por isso o 6061 pode ser a melhor escolha no caso de igualdade de peso e quantidade de material. Todas estas variáveis tornam muito difícil saber se é melhor um quadro de 6061 ou de 7005.
Também há algo a se considerar: as marcas de bicicletas mais “elitistas” (por exemplo as “hand made”), costumam utilizar sempre o alumínio 6061. Esse é um dado importante. No entanto, para que que se veja como as duas séries podem ser de qualidade, dependendo dos tratamentos, podemos considerar um exemplo muito ilustrativo:
Cannondale, Intense, Orange, etc utilizam 6061 em todos os seus modelos (feitos a mão). No entanto, é justo dizer que a Rocky Mountain, outra marca artesanal, utiliza o 7005. Portanto, este tema não é todo preto ou branco, há muitos cinzas.
Em síntese, devemos ter em conta que para se conhecer a qualidade de um quadro não basta olharmos os numerozinhos da liga. A única referência real que temos é o prestígio de cada marca ou fabricante de quadros. Ou seja, dois quadros fabricados com o mesmo tipo de liga e inclusive com tubos do mesmo fabricante podem ter qualidades muito diferentes e, portanto, preços muito diferentes.
interessante obrigado…
muito informativo
Gostei pois comprei um quadro com AL 6061 e achei que tinha feito um mao negocio mas eztou no pario valel!!!
O melhor e treinar e ter um bom grupo de preferêcia um de 30 v o resto e perna srsrsr
Show
Obrigado pela explicação, vou seguir o conselho…
Para quem quiser conhecer melhor sua bike ou tem alguma dúvida, vai aí uma dica legal
Vlw me ajudou bastante.
Eu o 6061, e hostei dele!!!
Esclarecedor essa informação!!!
Olá pessoal !!
Trabalho com esses alumínios na Liga 6061 – 7075 – 5083 e algumas outras ligas especiais. Todos os materias são importados. Caso interessar pra algum de vocês, podem entrar em contato:
Empresa: Viner Brasil
Tel: 3392-1020
e-mail: vendas@vbtec.com.br
Lacalização: Barra-Funda – SP
gostaria de saber se vc tem o mosso 7005 aro 29 .e o valor ?
achava que o 7005 era melhor e mais leve. gostei do estudo; muito esclarecedor. valeu.
Eu também achava a 7005 melhor, gostei da explicação.
No quadro da bike tem o tipo do alumínio em algum lugar?
Tenho uma caloi elite exchange de 20 anos impecável, quadro 6061 certificada pela Alcan, nunca tive problemas ….
Vleu pela informação
Shoyer Lopes não tive pasciência pra ler tudo, meu quadro é 7005 e é mais leve que a maioria dos 6061, pra mim já é o suficiente kkkkk
e realmente interessante
show
Muito bom.
Bom comentario, obrigado bem esclarecido.
Muito bem esclarecido,obrigado por tirar esta dúvida de forma bem explicada!!!
GOSTEI
Uso o 7005 GTS 3 pro, mto bom
Obrigado pelas informações muito úteis!Tiraram todas as minhas dúvidas!
Muito boa a explicação e exclarecedora. O importante então não é só o preço e se é da série 6000 ou 7000 e sim comparar também o peso e a qualidade das soldas, quando a marca do fabricante do quadro é de confiança, podemos dar um crédito que a solda é também das melhores. Obrigado
Anodização dura seria o tratamento utilizado , aumentando sua resistência a desgaste e esforço mecanismo (kgf/mm^2) -> obs.: como se diz na Hp kkkk Tb temos a materializacao d carbureto de tugstenio que ind termina a vida útil
Boa noite senhores. Caso esteja ao alcance de vocês, por favor, me tirem essa dúvida: Há algum estudo, artigo sobre questões tipo “longevidade de um quadro aço-carbono vs. quadros de alumínio”? Seria verdade que comentários que afirmam que as atuais bicicletas com quadros em alumínio seriam praticamente “a mesma coisa” onde o que verdadeiramente difere de um fabricante para outro, seriam os componentes da bike? Por exemplo: Track, Trek, Oxer, Caloi, TSW, Endorphine, GTS, Alfameg, Merida, OGGI, Mosso, Specialized, Totem, Venzo… dentre muitas outras, teriam como característica básica, serem confeccionadas na China. Onde os referidos fabricantes enviam o projeto em CAD e especificam o tipo de metal que desejam manufaturar aquele desenho (geometria) de quadro. Então compram um lote de “x” peças, daí fazem as pinturas, a montagem e adesivam. Resumindo: Seriam TODAS praticamente iguais. O que não faria sentido ciclistas enaltecerem suas adquisições quando dizem “minha Endorphine é bem melhor que essa sua bike, porque tem um alumínio “superior”, ou seja, não.!! Fora um ser 7005 e o outro ser 6061, no mais, são todas iguais. Complementando: Seria correto aformar que mesmo que o aço-carbono sofra com os efeitos da oxidação, ainda assim, ele duraria mais que um quadro de alumínio (qualquer alumínio)? Aqui na minha região, litoral com reconhecido elevado índice de salinidade, não é incomum ver bicicletas tipo Caloi 10 e Monark 10 circulando normalmente. A minha, por exemplo, é uma Monark 10 1987.!! E… modéstia à parte, está 100%. Falei recentemente com um grande logista daqui sobre essa questão da oxidação do quadro da minha bike e ele me garantiu que ela durará mais que qualquer alumínio ainda que eu adquira uma “0 km”. Isso baseado no fato de o alumínio sofrer fadiga de forma significativamente mais acentuado que o velho (e pesado) aço-carbono. O que vocês me dizem? Desde já obrigado e tudo de bom.
olá, gostaria de saber maais Sobre o tratamento, Alguém sabe algo sobre tratamento o T6 (liga 7005 T6), algum site ou trabalho no tema? desde já agradeço.