Em mountain bike, para evitar lesões importantes, é aconselhável que se façam alongamentos musculares como em todo exercício físico. Sempre que fazemos uma trilha de MTB ou realizamos séries de treinamento, precisamos preparar nossos tendões, ligamentos e músculos para um esforço intenso, evitando lesões musculares ou articulares. Devemos realizar uma série de alongamentos musculares começando com uma rápida corrida, pequenos saltos, deslocamentos laterais e alongamentos suaves dos músculos que nos permitirão exigir o máximo de nosso organismo sem sofrer espasmos musculares. Ainda mais importantes são os alongamentos musculares depois do exercício, já que em MTB nossos músculos trabalham uma compressão e necessitam se relaxar para voltarem à sua posição habitual.
Por que fazer alongamentos?
- Reduzem a tensão muscular proporcionando um efeito de relaxação.
- Favorecem a coordenação permitindo um movimento mais livre e fácil.
- Aumentam a extensão dos movimentos.
- Previnem lesões como os dolorosos espasmos musculares.
- Tornam mais fáceis atividades tão esgotadoras como o ciclismo, porque preparam você para o esforço (o alongamento é uma maneira de indicar aos músculos que serão utilizados em breve).
- Favorecem a circulação ao criarem alguma vasodilatação.
- Evitam a perda de mobilidade que se produz pela prática de esportes como o ciclismo.
Aprender a alongar é fácil. Mas há uma maneira correta e outra incorreta de fazê-lo. A maneira correta é um alongamento relaxado e contínuo, com a atenção concentrada nos músculos que estão se alongando. A maneira incorreta (infelizmente praticada por muita gente) é fazer movimentos de rebote ou se alongar até sentir dor. Tais métodos podem na verdade fazer mais mal que bem. Se você se alonga correta e regularmente notará que cada movimento que você realiza se torna mais fácil. Levará algum tempo para soltar um músculo “apertado” ou um grupo de músculos, mas você esquecerá rapidamente o tempo que você gasta quando começar a se sentir melhor.
Como tenho que me alongar?
O alongamento mais fácil:
Quando você começa um alongamento, dedique de 10 a 30 segundos ao alongamento fácil. Não faça rebotes! Chegue até o ponto onde você sinta uma tensão moderada e relaxe enquanto você mantém o alongamento. A sensação de tensão deveria diminuir na medida em que você vai mantendo a posição correspondente. Se não ocorre isso, solte-se um pouco até que você encontre o grau de tensão que lhe seja cômodo. O alongamento fácil reduz a rigidez muscular e prepara os tecidos para o alongamento evoluído.
O alongamento evoluído:
Depois do alongamento fácil, avance lentamente e sem brusquidão para o alongamento evoluído. Este movimento deve ser muito lento evitando assim a possibilidade de sofrimento dos músculos e tendões. Aumente o alongamento fácil de 2 a 3 cm, sempre até que você perceba outra vez uma tensão moderada. Mantenha a posição de 10 a 30 segundos e controle a situação, sobretudo a respiração. Esta deve ser relaxada e pausada. No seguinte passo falaremos de como controlar a respiração. Ao repetir o exercício a tensão deveria diminuir. Se isso não ocorrer, solte-se ligeiramente, até que isso ocorra. O alongamento evoluído tonifica os músculos e aumenta a flexibilidade.
Respiração durante o alongamento:
A respiração deverá ser lenta, rítmica e controlada. Se você está se inclinando para frente para realizar um alongamento, expire ao fazê-lo e depois respire lentamente enquanto você o mantém. Nunca prenda a respiração enquanto você alonga. Você estaria limitando a entrada de oxigênio em seus músculos. Se uma posição de alongamento modifica sua maneira natural de respirar, então obviamente você não está relaxado. Nesse caso solte-se um pouco até que você possa respirar naturalmente.
Resumindo conselhos básicos:
- Você não deve sentir dor ao executá-los.
- Sem rebotes. Realize-os simplesmente mobilizando os músculos.
- É mais importante realizá-los depois do exercício, mas nunca é demais realizá-los para aquecer, logo antes de começar, mediante uma rápida mobilização.
Alguns exercícios e alongamentos musculares:
Os alongamentos considerados como imprescindíveis para andar de bicicleta são do 10 ao 15, podem ser feitos em três minutos e nos permitirão desfrutar ao máximo nossa trilha.
acabo de descobrir esse blog, gostei muito das dicas!
Fazer alongamentos tem que fazer parte do pedal!
Importantíssimo para quem está começando, para evitar lesões desnecessárias!!!!
Valeu pela dica… tô me preparando pra encarar contigo a serra do Rola Moça qualquer dia desses…Relembrar os bons tempos….
Quero só ver enrolado!!!!!!!
Confesso que nao alongava mais depois de ler esta materia vejo a importancia do alongamento, vou fazer.
muito bom
Otimos exercicios
Muito importante!
Ótimo.
juba.lisboa@hotmail.com
Grato.